Conforme o capítulo XV do Livro dos Médiuns, o autor Allan Kardec, explica que todas as formas de comunicação entre os encarnados (espíritos no corpo físico) e o plano espiritual (os diversos mundos espirituais onde residem os espíritos), a escrita manual dos espíritos pela mão do médium é a mais simples, a mais cômoda e a mais completa.

No referido capítulo, Allan Kardec aconselha que “todos os esforços devem ser feitos para o seu desenvolvimento, porque ela permite estabelecer relações permanente e regulares com os espíritos como os que mantemos entre nós. Tanto mais devemos usá-la, quanto é por ela que os espíritos revelam melhor a sua natureza e o grau de perfeição ou de sua inferioridade. Pela facilidade com que podem exprimir-se, dão-nos a conhecer os seus pensamentos íntimos se assim nos permitem apreciá-los e julgá-los em seu justo valor. Além disso, para o médium essa faculdade é a mais suscetível de se desenvolver pelo exercício”.

Lembremos que a maior parte da codificação organizada por Kardec baseou-se na psicografia, de forma síncrona em diversas partes do mundo, e que esclareceram as dúvidas do pesquisador sobre as relações entre o mundo material e espiritual, principalmente durante o processo de elaboração de O Livro dos Espíritos, primeira publicação de Kardec definindo as bases do Espiritismo.

No Brasil, através do trabalho de divulgação da obra de Francisco Cândido Xavier é que veremos as mais notáveis mensagens, muitas delas reproduzidas nos livros assinados pelo médium, a maior parte sob a orientação do espírito Emmanuel. Chico Xavier colaborou com os espíritos em mais de 400 livros psicografados.

Temos também o vasto trabalho do médium Divaldo Pereira Franco, colaborador dedicado e valoroso e com extensa literatura desenvolvida com a espiritualidade, sendo a maior parte sob a orientação do espírito Joanna de Ângelis.

É importante lembrar que no plano espiritual o tempo é diferente do nosso tempo aqui na Terra. Alguns desencarnados levam anos para entender sua nova realidade, enquanto outros mais espiritualizados compreendem sua nova situação com mais rapidez. Todos nós somos espíritos com diferentes graus de evolução e devemos entender e respeitar o tempo de cada indivíduo na compreensão do seu papel nas diversas encarnações no planeta. Portanto, alguns espíritos tem maior facilidade de entendimento e se comunicam rapidamente com seus entes queridos, enquanto outros podem levar muitos anos.

O Grupo Espirita Servidores de Jesus, fundado no ano de 1992, sob a coordenação espiritual de Pai Joaquim, desde então, tem a psicografia como atividade consoladora e de acolhimento para encarnados e desencarnados.

Livros indicados sobre o tema:

O Livro dos Espíritos de Allan Kardec

O Livro dos Médiuns de Allan Kardec

Nosso Lar de Francisco Cândido Xavier

Missionários da Luz de Francisco Cândido Xavier

Nos Domínios da Mediunidade de Francisco Cândido Xavier

Jovens no Além de Francisco Cândido Xavier

Devassado o Invisível de Yvone A. Pereira

A História do Espiritismo de Arthur Conan Doyle

Comentários